Curso de Psicanálise Forense

Psicanálise forense pode parecer algo muito distante da sua realidade, se você não costuma lidar com vítimas de abusos e outros crimes. Mas imagine que chega ao seu consultório uma vítima de estupro, precisando da sua ajuda.

Se você não tiver o preparo necessário, dificilmente poderá ajudar essa pessoa. E a sua missão como psicanalista é ajudar as pessoas, correto?

Isso significa que você deve se preparar, sempre.

Psicoterapia Forense | Professor André Araújo

CONHEÇA O

ANDRÉ ARAÚJO 

Professor e Psicanalista 
com Bacharelado em Direito e Especialização em Direito Penal e Processual Penal, dará a você um direcionamento como nunca antes visto nessa disciplina que só tem a crescer e ser mais uma ferramenta em ajudar pessoas.

Iremos trabalhar os seguintes princípios

1. Educação e Treinamento: Possui formação acadêmica em psicanálise, geralmente obtendo um diploma em psicologia, psiquiatria ou campos relacionados, e concluindo um extenso treinamento em psicanálise. 

2. Escuta Atenta: Desenvolve a habilidade de ouvir atentamente os pacientes, permitindo-lhes expressar seus pensamentos, sentimentos e preocupações livremente. 

3. Análise do Inconsciente: Utiliza a técnica do divã, na qual o paciente deita-se e fala livremente, enquanto o psicanalista interpreta os processos inconscientes que podem estar influenciando o comportamento e as emoções. 

4. Terapia de Longo Prazo: A psicanálise é muitas vezes um processo terapêutico de longo prazo, envolvendo sessões frequentes para explorar profundamente questões emocionais e psicológicas. 

5. Neutralidade e Empatia: Deve ser neutro e imparcial, proporcionando um ambiente seguro para os pacientes expressarem seus pensamentos e sentimentos, ao mesmo tempo que demonstra empatia. 

6. Investigação da Infância: Muitas vezes, analisa a influência da infância e experiências precoces na formação da personalidade do paciente. 

7. Interpretação: Fornecerá interpretações para ajudar o paciente a compreender melhor a origem de seus conflitos e questões emocionais. 

8. Sigilo Profissional: Mantém estrito sigilo profissional para proteger a privacidade do paciente. Os psicanalistas trabalham com uma variedade de questões emocionais, como ansiedade, depressão, relacionamentos e traumas.